27 setembro 2006


Etapas de execução :

1) Fazer o lay out do objeto a ser ilustrado em um papel à parte. O ideal é utilizar papel manteiga. No exemplo da foto é utilizado um desenho feito em cópia xerox.
Aplicar o bastão de pastel seco preto no verso do desenho cobrindo somente nas linhas do desenho, não há necessidade de se esfregar toda a folha. Passar o bastão levemente, o pastel é um pó que se desprende com muita facilidade.
Fixar o desenho na folha de papel Canson no lado liso do papel e prender com fita crepe de acabamento. Tomar cuidado para remover o excesso de cola grudando a fita várias vezes na roupa até que perca um pouco da cola. Quando não estiver mais grudando fácil ao tato estará no ponto certo.

2) Aspecto do desenho já decalcado no Canson.

3) Passar lápis de cor (de parafina, não aquarelado) nas linhas que ficam na parte indicada pela seta. Esta área será pintada com a caneta a álcool preta e o lápis de cor impede a aderência da tinta nesta área, tornado os traços visíveis mesmo tendo sido pintados.

4) Agora é a vez de pintar algumas áreas com caneta a álcool preta. Para isto é preciso isolar as área a serem pintadas com fita crepe.
Como já descrito no item 1, é preciso primeiro remover o excesso de cola da fita antes de grudá-la no papel.
O passo seguinte é isolar a figura de composição do fundo, cercando toda a área com fita crepe. Na figura o fundo já foi pintado e a área frontal já está com uma máscara, pronta para ser pintada.