24 novembro 2006

Sétima etapa – Para a aplicação de pastel seco sobre a carroceria, é necessário que consigamos um pastel no mesmo tom de cinza da caneta que foi aplicada. Este pastel dará o tom mais claro na área sem tinta, dando a idéia do reflexo do céu ou fonte de luz.

Como a área do carro é muito grande optaremos por raspar o paste cinza sobre todo o desenho (figura 14). Após isto preparamos uma boneca de papel toalha. Ela terá a função de um esfuminho, só que com área de contato bem maior. Pode-se usar também um chumaço de algodão, que dará melhor desempenho nesta grande área.

Espalhe o pastel por toda a superfície (figura 15). Depois de aplicado retire o excesso de pastel sacudindo um pouco o desenho ou passando levemente a escova de limpeza. Só então comece a apagar os excessos começando pelas bordas.

Depois passe a borracha – preferencialmente a que tem formato de lápis (figura 16) – de maneira coordenada no desenho de forma a acentuar os brilhos da carroceria, deixando umas faixas estriadas em branco. Isso aumentará ainda mais o efeito de luminosidade.

Apague também todos os vãos em preto, como grade, ou outras como lanternas e faróis. Deixe as rodas pintadas com pastel para que possa “modelar” a superfície curva dos pneus, exibindo uma faixa clara na metade superior e outra faixa clara na metade inferior, próximo à calota. Talvez seja necessário passar um pouco de pastel seco branco para dar mais contraste no pneu.

O desenho ficará quase pronto (figura 17), mas ainda falta acentuar as arestas e cantos com lápis de cor branco (figura 18) ou preto.